Militância nas Redes: Uma Ferramenta Essencial                            José Truda Palazzo Jr.

13/10/2021

Muitas vezes as pessoas me perguntam se eu passo meu dia inteiro na internet. Muito embora a pergunta seja feita em tom de piada, ela traz alguma verdade: quando não estou a campo nem em alguma reunião muito importante, passo algumas horas do meu dia nas redes sociais, fazendo... militância. Sim, é possível atuar em defesa da Natureza também na frente do computador.

Sou uma pessoa do tempo do mimeógrafo, da máquina de escrever e das cartas escritas em papel e enviadas pelo correio normal. Era assim que a gente fazia ativismo ambiental nos anos 1970 e 80: rodando panfletos em mimeógrafos de escolas ou de professores militantes que os emprestavam pra gente, ou fazendo Xerox quando se podia pagar pelas cópias; escrevendo dezenas, às vezes centenas de cartas em papel para mobilizar interessados nas causas ambientais e pressionar políticos e autoridades públicas. Atingir milhões de pessoas com alguns cliques era algo impensável até alguns anos!

Como fóssil vivo do ativismo ambiental :-), tive de me adaptar a esses tempos, e felizmente com apoio do IBRACON estou conseguindo atingir o objetivo de mobilizar as redes sociais a favor da Natureza. No Facebook, comecei com meu perfil pessoal, mas agora estamos atingindo literalmente centenas de milhares de pessoas através de páginas e grupos nas quais atuo como administrador ou co-gestor (Divers for Sharks e Global Marine Conservation tratam de temas de conservação marinha; Liberais Ambientalistas aborda a sustentabilidade nos negócios; Ecoturismo: Brasil e Mundo defende a observação da Natureza como ferramenta de conservação e geração de emprego e renda sustentáveis; Amazônia em Extinção aborda temas relacionados à conservação do que resta da maior floresta tropical do planeta; Micronesian Fusion trata de temas sociais e ambientais das Ilhas do Oeste do Pacífico, e Austrália: Sociedade e Natureza de temas australianos, já que o Pacífico e a Oceania são regiões onde tenho fortes vínculos pessoais e de trabalho). Meu Twitter @TrudaOceans possui seguidores ao redor do Mundo e replica campanhas de todo tipo, e meu LinkedIn foca na transição empresarial e política para uma sociedade mais sustentável. E além desses perfis e grupos que administro, participo de dezenas de outros grupos, realizando literalmente centenas de postagens toda semana, buscando educar, denunciar, mobilizar para ação as dezenas de milhares de pessoas que me leem. 

Minha militância nas redes só é efetiva graças às pessoas que leem e replicam meus posts e que AGEM nas campanhas que divulgamos. A internet pode ter seus defeitos (Umberto Eco disse uma vez que sua principal característica era dar voz a uma legião de imbecis), mas é uma ferramenta inestimável para quem pretende mudar o mundo. Espero continuar usando essa ferramenta e, para isso, o apoio do IBRACON em custear minhas horas nas redes é fundamental. Acham importante o que eu faço? Ajudem a gente doando aqui pra que eu possa continuar dedicando tempo à militância virtual E presencial! Obrigado a todos vocês que colaboram de uma maneira ou outra para que continuemos esquentando as redes com as batalhas pela Natureza! Vamos em frente!

- JTruda


IBRACON | 2021 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora